É sempre tentador desfilar por aí com um belo bronzeado. Para gestantes, pode ser ainda mais, pois a autoestima costuma ficar bem abalada e há uma necessidade de se sentir mais bonita em meio a todas as mudanças que o corpo sofre durante esse período. No entanto, bronzear-se pode não ser uma ideia tão boa.
 

Se bronzear na gravidez faz mal?

O bronzeado, seja natural ou artificial, é uma reação da pele para se proteger dos raios UV. Esses raios aumentam os efeitos do envelhecimento e podem causar câncer de pele. Nas gestantes, o cuidado deve ser dobrado, pois elas adquirem um risco maior de ganhar queimaduras e manchas que nem sempre poderão ser removida devido às mudanças hormonais e à maior ação da melanina, responsável pela pigmentação da pele.

Qual o melhor horário pra se tomar sol quando grávida?

Escolha horários em que o sol não está no pico, pela manhã e pelo final da tarde, e procure utilizar sempre um protetor solar eficiente, de preferência de FPS alto. Caso vá visitar a praia ou frequentar uma piscina, não se esqueça de também de levar guarda sol, chapéu e óculos.

Quais são os riscos de se tomar sol na gravidez?

Algumas mulheres grávidas desenvolvem cloasmas, que são manchas escuras no rosto, já que a produção de melanina aumenta na gestação. Essas manchas significam que a reação da pele ao sol é maior, então é preciso protegê-la. Para evitá-las, use filtro solar e faça a ingestão de alimentos com concentração de ácido fólico, presente em verduras escuras e grãos integrais. Alguns médicos receitam suplemento de ácido fólico também. Caso essas manchas apareçam, você pode até disfarçar com base — elas vão começar a desaparecer mais ou menos uns três meses depois do nascimento do bebê, mas podem surgir mesmo antes de você descobrir que está grávida.

A exposição ao sol também pode causar desidratação, o que pode ser bastante prejudicial à mãe e ao feto. Beba bastante água e água de côco e não se esqueça de preferir o sol da manhã e do fim da tarde.

Bronzeamento artificial também faz mal?

Isso ainda não foi provado porque não foi suficientemente pesquisado para que haja uma conclusão a respeito, mas alguns estudos indicam que pode haver relação entre a perda de ácido fólico e a exposição aos raios UV. De qualquer forma, enquanto não existe nenhuma conclusão a respeito, é melhor evitar, pois a deficiência de ácido fólico aumenta os riscos de problemas no tubo neural.

Não consigo ficar sem me bronzear. O que faço?

Você pode usar uma aquelas loções autobronzeadoras, testando o produto numa pequena porção de pele antes para observar a reação da pele, mesmo que já tenha utilizado o produto antes, pois há grande mudança na gravidez. Tente utilizar o produto com paciência e aos poucos, observando a reação da pele, pois nesse período é muito mais fácil de conseguir manchas.

Fonte: http://www.canalgravidez.com.br/banhos-de-sol-na-gestacao/